E-mail para a Editora Início do Site Política de Privacidade Quem Somos Termo de Uso












 

 




Homem é acusado de maus tratos
contra a mãe em Minas Gerais

Fonte: Folha Online - 05.01.2004


Um homem é acusado de maus-tratos contra a própria mãe em Felixlândia, Minas. Internada desde a última sexta-feira com quadro de desidratação e desnutrição, Idalina da Silva, 73, morreu na madrugada desta segunda-feira.

O filho de Idalina, Bento da Silva, 38, pode ser a primeira pessoa do país a ser responsabilizada com base no Estatuto do Idoso, que entrou em vigor neste ano.

Segundo o delegado de Curvelo (MG), para onde o caso foi encaminhado, Geraldo Magela Frutuoso dos Santos, a idosa não morava na mesma casa de Silva.

Após Idalina ser internada, semiconsciente, com feridas na pele e restos de comida na boca, a Polícia Militar foi comunicada e deteve Silva.

Para os policiais que estiveram no local, o mais assustador foi constatar que, espalhadas pelo corpo da aposentada, algumas larvas de insetos procriavam.

De acordo com o delegado, ele assinou um "termo de comparecimento em juízo" e foi liberado.

"Temos 30 dias para concluir as investigações. Somente nesse período vamos concluir se houve ou não maus-tratos", afirmou o delegado.

Além do depoimento de testemunhas, o delegado aguarda um laudo médico para comprovar se houve alguma forma de maus-tratos contra Idalina.

Silva negou ter deixado a mãe sem comida ou banho.

Outros casos

Nos primeiros dias após a entrada em vigor do estatuto, outros dois casos --um no Rio e outro em Goiânia-- envolvendo agressões a idosos foram registrados. Em ambos, as agressões resultaram em mortes.

Em Goiânia, no primeiro final de semana do ano, após reclamar do volume do som de uma casa vizinha, João Gonçalves Damaceno Filho, 72, foi agredido por um rapaz e morreu vítima de parada respiratória. O acusado pelo crime está foragido.

No Rio, um jovem foi preso acusado de participação na morte de um homem de 60 anos, deficiente mental, neste domingo. Outros dois jovens estariam envolvidos no crime, segundo à polícia. O idoso foi assassinado a pedradas e pancadas.


Com Agência Folha



A matéria jornalística aqui reproduzida contém indicação de sua fonte original e, assim, não constitui violação aos Direitos Autorais dos seus proprietários. Para citar estas informações, use também a referência a fonte original.





© Direito do Idoso - 2003 | Todos os direitos reservados.
As informações contidas neste site podem ser reproduzidas mediante crédito.