O novo campus da Universidade de São Paulo (USP), na zona leste da capital, terá 12 cursos. A instituição inovou ao aprovar carreiras que não existem em qualquer outra universidade do País, entre elas Gerontologia, Bacharelado em Tecnologia Têxtil e Gestão em Políticas Públicas. "É também nossa função apresentar novos projetos em ensino superior para a sociedade", diz a pró-reitora de Graduação da USP, Sonia Penin. As aulas na unidade estão programadas para começar em fevereiro de 2005.
Os projetos e estudos foram também motivados pelo estatuto da instituição, que não permite a repetição de cursos já oferecidos em campus de São Paulo. Segundo Antonio Luiz Marchioni, o Padre Ticão, líder comunitário na zona leste, a população requisitava cursos tradicionais como Medicina e Direito. Ele, porém, elogia as carreiras criadas, principalmente o curso de Tecnologia Têxtil. "É justamente o mercado da zona leste." O curso pretende formar profissionais especialistas em produção têxtil e de moda, trabalhando, por exemplo, com pesquisas de novos tecidos na indústria.
Segundo Sonia, os alunos de Gerontologia aprenderão a compreender melhor o fenômeno do envelhecimento para trabalhar tanto com equipes de saúde como propondo políticas públicas em favor do idoso. A lista de cursos inclui ainda Licenciatura em Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental, que agrupa conhecimentos de física, química e biologia na formação de professores.
Os 12 currículos foram aprovados pela comissão de graduação e agora devem passar apenas pela avaliação do Conselho Universitário, órgão máximo da USP. A USP Leste deverá abrigar inicialmente cerca de mil alunos, em períodos diurno e noturno.
Veja quais foram as carreiras aprovadas: Lazer e Turismo; Tecnologia Musical; Mídias Digitais; Tecnologia Têxtil e da Indumentária; Gestão Ambiental; Licenciatura em Ciências da Natureza para o Ensino Fundamental; Sistemas da Informação; Gestão em Políticas Públicas; Ciências da Atividade Física; Marketing; Gerontologia; Obstetrícia.
Repórter não informado
A matéria jornalística aqui reproduzida contém indicação de sua fonte original e, assim, não constitui violação aos Direitos Autorais dos seus proprietários. Para citar estas informações, use também a referência a fonte original.