SÃO PAULO - Aberta na última sexta-feira, a oitava edição dos Jogos Regionais do Idoso (Jori) promove as próximas competições em Serra Negra (regiões de Boa Vista e Piracicaba), no dia 16 de abril; em Votuporanga (regiões de Jales e s São José do Rio Preto), em 23/4; em Descalvado (regiões de Ribeirão Preto, Araraquara e Franca), em 14/5; em Dois Córregos (regiões de Itapetininga, Bauru e Marília), em 21/5; na Capital (regiões Norte, Sul, Leste e Oeste), em 28/5; a final em 25/6, no Guarujá.
O objetivo do evento, realizado pelo Fussesp, em parceria com a Secretaria Estadual da Juventude, Esporte e Lazer, é promover a reintegração das pessoas da terceira idade ao meio social, além de sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre essa iniciativa.
Da oitava edição dos jogos estarão participando 2.170 atletas, com idade mínima de 60 anos, vindos de 51 municípios das regiões de Santos, da Grande São Paulo e do Vale do Paraíba. A pira olímpica foi acesa pela atleta Lúcia Varini Gerevini, 82 anos, e o juramento feito pelo atleta Alberto Fernando de Almeida, de 64 anos.
Os três primeiros classificados em cada modalidade garantem a vaga nos Jogos Estaduais do Idoso (JEI), que serão realizados em junho, no município do Guarujá. Independentemente da classificação, todos os participantes receberão medalhas. Haverá entrega de troféus para os três primeiros colocados.
Realizados apenas em municípios onde existem Fundo Social de Solidariedade, a partir deste ano os Jori também serão disputados na Capital.
"A cidade de São Paulo não tem Fundo Social, porém integrantes da terceira idade nos procuraram e a partir deste ano mais de 45 grupos vão participar das competições", explicou a primeira-dama Lu Alckmin.
Repórter não informado
A matéria jornalística aqui reproduzida contém indicação de sua fonte original e, assim, não constitui violação aos Direitos Autorais dos seus proprietários. Para citar estas informações, use também a referência a fonte original.