E-mail para a Editora Início do Site Política de Privacidade Quem Somos Termo de Uso












 

 




Mudanças em bulas de medicamentos
vai beneficiar os idosos

Fonte: Anvisa - retirado do site www.http://fontefarma.com.br - 23.03.2004


Dentro de dois anos, as bulas de medicamentos à disposição no Brasil terão letras maiores e informações mais simples, para melhor assimilação por médicos e pacientes.

O primeiro passo para essa mudança é o projeto E-bulas (Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Bulas), que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) apresentou à indústria farmacêutica carioca na sexta (17).

O projeto, resultado do convênio entre a Anvisa e o Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (Bireme/Opas/OMS), tem por objetivo atender à Resolução, RDC nº 140, de maio de 2003, que prevê a reformulação dos textos de bulas.

Com isso, a Anvisa pretende tornar as informações contidas nas bulas mais adequadas, tanto para o paciente quanto para o profissional de saúde, de forma a contribuir para o uso responsável dos medicamentos.

O E-bulas trará grandes benefícios para a indústria farmacêutica, para a Anvisa e para a população. Com ele, o processo de validação de bulas deixará de ser em papel e passará a ser eletrônico.

A principal vantagem será a diminuição do tempo necessário para validação e análise dos textos de bulas. Além disso, o sistema se relacionará com bases de dados científicas internacionais e apresentará o histórico completo das alterações e atualizações dos textos de bula, entre outras vantagens.

Para a população, a grande vantagem está na melhoria da qualidade da informação disponibilizada e da prescrição médica brasileira.

O projeto utilizará um sistema baseado na tecnologia XML - eXtensible Markup Language, utilizando a metodologia da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) desenvolvida pela Bireme. A solução irá colaborar na gestão, processamento e disponibilização das informações contidas nos textos de bula.

O projeto completo será composto de quatro módulos (Indústria, Anvisa, Parceiros e Público) e democratizará o acesso à informação das bulas, possibilitando aos profissionais de saúde, usuários de medicamentos e interessados em geral, a realização de pesquisas na base de dados em tempo real.

Como resultado, serão obtidas informações sobre um determinado produto: como ele age no organismo, qual a sua aplicação, quais pesquisas validam sua utilização, entre outras informações.

Da Redação - eescobar@fontefarma.com.br


A matéria jornalística aqui reproduzida contém indicação de sua fonte original e, assim, não constitui violação aos Direitos Autorais dos seus proprietários. Para citar estas informações, use também a referência a fonte original.





© Direito do Idoso - 2003 | Todos os direitos reservados.
As informações contidas neste site podem ser reproduzidas mediante crédito.