E-mail para a Editora Início do Site Política de Privacidade Quem Somos Termo de Uso












 

 




Saúde inaugura unidades de tratamento exclusivas para idosos
Fonte: Agência JB - 02.04.2004


BRASÍLIA - O Ministério da Saúde inaugurou hoje, no Instituto de Traumato-Ortopedia (Into), no Rio de Janeiro, três enfermarias ortopédicas para atendimento exclusivo a idosos. As novas unidades, as primeiras do Rio de Janeiro, atenderão somente a idosos com fratura de fêmur que tenham se acidentado num período máximo de 48 horas. O objetivo é reduzir a mortalidade desses pacientes, que chega a 50% no primeiro ano após o trauma.

As novas enfermarias, duas femininas e uma masculina, terão capacidade para 13 leitos e atenderão somente pacientes com mais de 60 anos que sejam encaminhados através de convênio com a rede municipal de saúde. Os idosos serão atendidos por ordem de pedido, não havendo prioridade quanto ao tipo de caso. A criação das enfermarias partiu da necessidade de atender aos idosos de forma diferenciada, visando à humanização do tratamento e à diminuição das possíveis complicações decorrentes da cirurgia.

Para auxiliar no processo de minimização das complicações pós-cirúrgicas, o INTO formou uma equipe interdisciplinar constituída por três ortopedistas, três geriatras, dois enfermeiros, quatro auxiliares de enfermagem, uma psicóloga, uma psiquiatra, uma terapeuta ocupacional, um fisiatra, dois fisioterapeutas e uma nutricionista, todos com visão gerontológica e treinamento específico, para atender estes pacientes que requerem cuidados especiais.

Os pacientes serão operados e ficarão internados após a cirurgia por cerca de sete dias nas novas enfermarias, retornando, no final deste prazo, aos seus hospitais de origem ou às suas residências. O curto período de internação foi estabelecido pela necessidade das enfermarias terem alta rotatividade de pacientes, possibilitando o aumento no número de atendimentos. A estimativa é que sejam atendidos nas novas unidades cerca de 100 pacientes por mês.

Juntamente com a Enfermaria do Idoso será inaugurado o Ambulatório para Tratamento de Osteoporose Pós-Fratura. O projeto, que será integrado às três enfermarias, é inédito no Brasil. Poucas instituições no mundo fazem este tipo de trabalho. Os pacientes que tiverem sido operados na Enfermaria do Idoso do INTO, em decorrência de uma fratura osteoporótica, serão acompanhados nesta nova unidade para tratamento da doença e prevenção de novas fraturas.

Serão feitos exames de densitometria óssea (quantifica a massa óssea para avaliação da osteoporose) para prevenção de problemas decorrentes da doença, como a reincidência de fraturas.Nos idosos, principalmente as fraturas do quadril, das vértebras e do rádio têm grande probabilidade de ter como causa a osteoporose. O propósito do programa também é iniciar a reposição de cálcio e vitamina D para os pacientes operados no INTO já na alta hospitalar, encaminhando-os posteriormente ao Ambulatório para diagnóstico e tratamento a longo prazo.


A matéria jornalística aqui reproduzida contém indicação de sua fonte original e, assim, não constitui violação aos Direitos Autorais dos seus proprietários. Para citar estas informações, use também a referência a fonte original.





© Direito do Idoso - 2003 | Todos os direitos reservados.
As informações contidas neste site podem ser reproduzidas mediante crédito.