A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo lança no próximo dia 17 a Campanha de Vacinação contra Gripe para o Idoso. A expectativa é que sejam vacinadas pelo menos 2,4 milhões de pessoas com mais de 60 anos, atingindo a meta de 70% de imunização.
Na campanha, que irá até 30 de abril, serão disponibilizadas 3,5 milhões de doses da vacina contra o vírus influenza, causador da gripe, em 6.488 postos fixos e volantes. A Grande São Paulo terá 1.869 postos. Pelo interior e litoral serão mais 4.619 postos de vacinação.
A distribuição e aplicação das doses envolverão a participação de 27.720 profissionais, 2.100 carros e seis barcos em todo o Estado. A campanha inclui também a vacinação dos idosos internados em 1.387 asilos. Em 2003 o Estado teve 75% de adesão à campanha, superando a expectativa de 70%.
Vacina
A vacina contra o vírus da gripe não causa reações graves, nem mesmo desencadeia a gripe, segundo a secretaria. "A população deve se conscientizar de que essa vacina previne inúmeras complicações causadas pela gripe e, o mais importante, de maneira nenhuma causa a doença", afirmou o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.
Durante a campanha, a secretaria vai oferecer também a vacina dupla, contra o tétano e a difteria, e a vacina contra o pneumococo --bactéria causadora de pneumonia, otite, sinusite, faringite e meningite.
A matéria jornalística aqui reproduzida contém indicação de sua fonte original e, assim, não constitui violação aos Direitos Autorais dos seus proprietários. Para citar estas informações, use também a referência a fonte original.