E-mail para a Editora Início do Site Política de Privacidade Quem Somos Termo de Uso












 

 




Bancos são autuados por
demora no atendimento

Fonte: O Globo - 31.03.2004


Dezesseis agências bancários do Centro do Rio foram autuadas ontem por uma equipe do Procon, acompanhada do promotor Rodrigo Terra, da Promotoria de Defesa do Consumidor do Ministério Público. Os bancos não estavam cumprindo a lei 4.223, que estabelece o atendimento no prazo máximo de 20 minutos em dias normais e de 30 minutos na véspera de ou após feriados.

O chefe da fiscalização do Procon, Marco Antônio da Silva, disse que vai encaminhar os autos de infração ao Ministério Público, para que seja executada a multa prevista na legislação. Os bancos têm prazo de dez dias para explicar os motivos do não cumprimento da lei, e o Procon julgará se são procedentes. Os estabelecimentos que não estiverem cumprindo a lei poderão ser multados em valores que vão de 200 a três milhões de Ufirs (de R$ 212,82 a R$ 3,192 milhões). O deputado Carlos Minc (PT), autor da lei, disse que vai distribuir cartazes nos bancos e cartilhas aos clientes com a íntegra da lei.

Segundo o chefe da fiscalização do Procon, a maioria dos bancos não cumpre a lei 4.223 nem outras normas, como a disponibilidade de cadeira de rodas para idosos; instalação de banheiros e bebedouros para clientes e de assentos nas filas especiais para aposentados, pensionistas, gestantes e deficientes físicos.


A matéria jornalística aqui reproduzida contém indicação de sua fonte original e, assim, não constitui violação aos Direitos Autorais dos seus proprietários. Para citar estas informações, use também a referência a fonte original.





© Direito do Idoso - 2003 | Todos os direitos reservados.
As informações contidas neste site podem ser reproduzidas mediante crédito.