SANTOS - Os santistas com mais de 60 anos estão sendo chamados para entrar num mundo novo para muitos deles: o da internet. A partir desta terça-feira, eles já poderão se inscrever no programa Vovonauta, montado especialmente para o atendimento das pessoas da terceira idade, e com 75 vagas.
O curso começa na próxima segunda, terá a carga horária de 30 horas e os alunos serão divididos em três turmas. "Inicialmente, eles terão um contato com o computador, vão aprender o que é cada parte do equipamento, e depois será aberto um debate sobre temas de interesse deles", explica a secretária de Educação de Santos, Jossélia Rodrigues. Vencida essa etapa, que é eliminar o medo do uso do computador, os alunos irão fazer pesquisas sobre o tema discutido, apreendendo simultaneamente a operar o equipamento e a navegar na rede.
"Muitas dessas pessoas têm computador em casa, usados por filhos e netos, mas têm medo de quebrar o aparelho, de apagar os arquivos", revelou o professor Pedro Rodrigues Horta Filho, chefe da Seção Núcleo Tecnológico Educacional da prefeitura (Nute/Escola do Futuro). Quando vencerem esse medo, prevê Jossélia, "eles entrarão em outro mundo".
A secretária acha que o programa de inclusão digital tem vários aspectos importantes além do aprendizado. "A sociabilidade será estimulada, não só com os colegas de turma, mas também com os internautas". "O idoso terá como se comunicar com amigos que estão distantes, mandar mensagem a parentes, coisas que a maioria da população já faz, mas que eles ainda relutam em aceitar, muitas vezes por medo de quebrar o computador", concluiu Jossélia.
Repórter José Rodrigues
A matéria jornalística aqui reproduzida contém indicação de sua fonte original e, assim, não constitui violação aos Direitos Autorais dos seus proprietários. Para citar estas informações, use também a referência a fonte original.