E-mail para a Editora Início do Site Política de Privacidade Quem Somos Termo de Uso












 

 




Governo quer vacinar 10,6 milhões de idosos
Fonte: Folha de S. Paulo - 15.04.2004


Começa no próximo sábado em todo o país a sexta edição da Campanha Nacional de Vacinação do Idoso. A previsão do Ministério da Saúde é gastar R$ 105,1 milhões para vacinar contra a gripe pelo menos 10,6 milhões de pessoas com 60 anos ou mais.

Esse contingente representa 70% da população nessa faixa etária, índice recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para ser atingido em campanhas desse tipo.

No ano passado, foram vacinados 82,12% dos idosos do país. Isso representou 12,3 milhões de pessoas, o melhor resultado desde que a campanha foi lançada.

"Nem sempre os que estão na faixa etária dos 60 anos aderem por não se considerarem idosos ou por não estarem doentes. Queremos atingir o maior número de pessoas possível", disse ontem o ministro da Saúde, Humberto Costa, ao anunciar a campanha.

Emissoras de rádio e televisão começaram a veicular as peças publicitárias divulgando a vacinação, que terminará no dia 30 deste mês. Também estão sendo colocados outdoors e distribuídos folhetos explicativos.

Do total de gastos, R$ 6 milhões vão para a divulgação, que terá como garoto-propaganda o cantor Jair Rodrigues, 65.

"As pessoas às vezes têm vergonha de mostrar que são idosas. Já tomei a vacina e tomarei novamente", disse o cantor, no lançamento da campanha no Ministério da Saúde, em Brasília. Após a entrevista, o ministro aplicou a dose da vacina em Jair Rodrigues.

O ministério, em parceria com Estados e municípios, está montando um esquema para vacinar também idosos internados em hospitais e casas geriátricas.

Ainda estarão disponíveis nos postos de saúde doses contra pneumococos (que protegem de pneumonias), difteria e tétano.

A vacina só não pode ser aplicada em quem tenham alergia à proteína do ovo e ao timerasol. Não há contra-indicação para outro tipo de doença ou problema. A redução do risco de internação é de 90% em casos de gripe. Com a campanha, houve uma redução de 51 mil internações por gripe desde 1998 até este ano, segundo o Ministério da Saúde.

São Paulo

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo espera que pelo menos 2,4 milhões de pessoas com mais de 60 anos sejam vacinadas no Estado. Esse número representa cerca de 70% dos idosos.

A expectativa é até menor do que os resultados alcançados no ano passado, assim como na campanha nacional. Segundo a assessoria de imprensa da secretaria, em 2003 foram vacinados 2,47 milhões de idosos, 75% desse grupo da população no Estado.


A matéria jornalística aqui reproduzida contém indicação de sua fonte original e, assim, não constitui violação aos Direitos Autorais dos seus proprietários. Para citar estas informações, use também a referência a fonte original.





© Direito do Idoso - 2003 | Todos os direitos reservados.
As informações contidas neste site podem ser reproduzidas mediante crédito.