SÂO PAULO - Todo mês é o mesmo dilema: você precisa receber sua aposentadoria e tem que se preparar para passar horas nas filas da agências da Previdência Social. Mas isso pode mudar. O ministro da Previdência Social, Amir Lando, pretende implantar mecanismos para agilizar o atendimento e reduzir as filas em até 50%.
"Precisamos racionalizar as filas, para que possamos diminuir o número de pessoas que esperam por atendimento nas agências da Previdência Social", afirma o ministro.
Mais informações
Segundo Amir Lando, 25% das pessoas que procuram as agências buscam apenas informações gerais e de processos em andamento. "Queremos explicar a Previdência aos cidadãos e estudar mecanismos para deixarmos os segurados informados de seus processos, sem a necessidade de procurarem as agências", diz Lando. Só essa mudança poderia reduzir em um quarto seu tempo na fila, 15 minutos para cada hora de espera.
Uma outra medida seria permitir àqueles que necessitam da aposentadoria por incapacidade a possibilidade de pedi-la na própria empresa em que trabalham ou em sindicatos que estabeleçam parcerias com o INSS. Isso reduziria em 18,65% o número de pessoas nas filas, o que representa outros 11 minutos de economia.
Parceria com o SUS
O Ministério também pretende estabelecer uma parceria com o Sistema Único de Saúde (SUS) para que nele sejam realizadas as perícias médicas, diminuindo em mais 14,6% as pessoas da fila, mais 9 minutos economizados.
E as mudanças não param por aí, o INSS pretende modernizar sua base de dados (a Dataprev) e reestruturá-la, para torná-la mais sólida e confiável, melhorar a fiscalização e ajudar no combate às fraudes. "Precisamos melhorar a gestão e promover uma profunda reformulação da Previdência Social".
Além disso deverá ser feito até julho desse ano um novo recadastramento dos aposentados.
Fonte:
Do canal info money pessoal/ uol noticias
|