E-mail para a Editora Início do Site Política de Privacidade Quem Somos Termo de Uso












 



 


Pesquisa: 27% dos aposentados
do Brasil sustentam suas famílias

por: Eduardo Barros

SÃO PAULO - Quase um terço dos idosos do Brasil é responsável pela maior parte da renda de suas famílias. Esta é a constatação dos Indicadores Sociais Municipais analisados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) com base nos dados do Censo 2000. O estudo mostra que 27% da população com mais de 60 anos contribuía com mais de 90% dos rendimentos familiares quatro anos atrás.

Segundo a análise, a importância do auxílio dos idosos é maior nos pequenos municípios. Em cidades com população entre 5 e 10 mil habitantes, por exemplo, 35,5% destas pessoas respondem por 30% a 50% de todo o orçamento da casa. Já nos grandes centros, com mais de 500 mil moradores, este taxa é de apenas 17,7%.

Aposentados e pensionistas

O Censo 2000 revela que 66,6% das pessoas com mais de 60 anos no Brasil estavam aposentadas naquele ano, enquanto 11,2% eram pensionistas.

Estes números também variam de acordo com o porte dos municípios. A proporção de idosos aposentados diminui à medida em que a população das cidades aumenta. Já a parcela de pensionistas faz um movimento inverso.

Em cidades com até 5 mil habitantes, o percentual de aposentados é de 76,9% e o de pensionistas 7,4%. Para efeito de comparação, nos municípios com população superior a 500 mil habitantes, estas taxas são de 59,8% e 13,9%, respectivamente.

Para o IBGE, este fenômeno ocorre devido à universalização dos benefícios da seguridade social promovida na década de 90. Entre as ações empreendidas pelo Governo, naquela época, estava o Programa de Assistência ao Trabalhador Rural/Fundo de Assistência e Previdência do Trabalhador Rural (Prorural/Funrural), que favoreceu, sobretudo, os municípios menores, cujas características são predominantemente rurais.

 

Fonte: Do canal info money pessoal/ uol noticias


A matéria jornalística aqui reproduzida contém indicação de sua fonte original e, assim, não constitui violação aos Direitos Autorais dos seus proprietários. Para citar estas informações, use também a referência a fonte original.





© Direito do Idoso - 2003 | Todos os direitos reservados.
As informações contidas neste site podem ser reproduzidas mediante crédito.