E-mail para a Editora Início do Site Política de Privacidade Quem Somos Termo de Uso













 

 




Reformas: corte atinge
pensão das viúvas

Fonte: Jornal da Tarde - 18.07.2003


O corte de pelo menos 30% no valor das pensões proposto pelo governo na reforma previdenciária vai atingir as futuras viúvas dos atuais aposentados e não apenas as dos servidores que ingressarem no serviço público após a promulgação da emenda. De tão dura, a medida não foi aceita nem pelos mais governistas, que tentaram até o fim proteger quem ganha até R$ 2,4 mil, igual ao novo teto de aposentadoria.

Pelo relatório, o governo garante pensão integral só até R$ 1.058. Sobre o que exceder esse limite, uma lei federal deverá definir o corte, que não pode inferior a 30%. A regra serve até para servidores com aposentadoria integral. O ministro da Previdência, Ricardo Berzoini, disse ser possível fixar em zero o excedente. “É tecnicamente possível, mas politicamente inviável.” Disse ainda que, enquanto não sair a lei ordinária, o corte será linear e de 30%.

Para Berzoini, a aposentadoria integral para atuais servidores “incentiva a permanência no serviço público”, pois só será dada a quem ficar até 55 anos (mulher) e 60 (homem). Para quem sair antes, será aplicado o redutor de 5% por ano de antecipação em relação à idade mínima.


Repórter não identificado



A matéria jornalística aqui reproduzida contém indicação de sua fonte original e, assim, não constitui violação aos Direitos Autorais dos seus proprietários. Para citar estas informações, use também a referência a fonte original.





© Direito do Idoso - 2003 | Todos os direitos reservados.
As informações contidas neste site podem ser reproduzidas mediante crédito.