E-mail para a Editora Início do Site Política de Privacidade Quem Somos Termo de Uso













 

 




Campanha pede pagamento
diferença para aposentados

Fonte: Jornal da Tarde - 04.08.2003


Até janeiro de 2007, quando acaba o pagamento dos expurgos econômicos promovidos nas contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), aproximadamente 492.500 aposentados, com idade entre 60 e 69 anos, terão morrido, a maioria deles sem receber as diferenças dos planos Verão (16,64%, janeiro de 1989) e Collor 1 (44,8%, março de 1990). A estimativa é do Instituto FGTS Fácil, com base no Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2000 e nos critérios fixados pela Lei Complementar n.º 110, para o repasse das diferenças aos optantes. Para evitar essa injustiça com os aposentados, diz o presidente do FGTS Fácil, Mário Alberto Avelino, o instituto lançou a campanha "Expurgos do FGTS, pagamento já para os aposentados".

Avelino explica que a campanha tem por objetivo obter assinaturas para um abaixo-assinado a ser enviado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pedindo a edição de medida provisória para o pagamento imediato das diferenças a todos os aposentados. "Isso evitaria o repasse dos créditos aos aposentados em cinco ou sete parcelas semestrais e que só será concluído em janeiro de 2007."

Até 24 de julho, a campanha havia obtido cerca de 28 mil assinaturas, um número, segundo Avelino, bastante modesto diante da meta de 1,151 milhão pretendidas. O presidente do instituto explica que esse é o total de assinaturas necessário para que, no caso de a medida provisória não ser editada, seja apresentado projeto de lei no Congresso. Conforme Avelino, se a medida provisória para o pagamento imediato dos aposentados fosse editada, só este ano ingressariam no mercado cerca de R$ 5 bilhões. "Esse dinheiro seria importante para movimentar a economia." Segundo o presidente do FGTS Fácil, qualquer pessoa com idade a partir dos 16 anos pode participar da campanha. Para isso, basta acessar a página do instituto na internet, no endereço www.fgtsfacil.org, imprimir o formulário e encaminhá-lo ao FGTS Fácil.

Repórter Paulo Pinheiro



A matéria jornalística aqui reproduzida contém indicação de sua fonte original e, assim, não constitui violação aos Direitos Autorais dos seus proprietários. Para citar estas informações, use também a referência a fonte original.





© Direito do Idoso - 2003 | Todos os direitos reservados.
As informações contidas neste site podem ser reproduzidas mediante crédito.