SÃO PAULO E O IDOSO Ônibus e metrô oferecem bilhete especial Fonte: Jornal da Tarde - 26.09.2003
Os principais meios de transporte público de São Paulo - ônibus e Metrô - já oferecem a possibilidade de idosos retirarem bilhetes especiais. No caso dos ônibus, que estão operando o novo sistema de transporte coletivo - o chamado Interligado -, os idosos tem sido os primeiros a receber o Bilhete Único.
Com isso, eles podem passar a catraca e sentar nos bancos traseiros dos coletivos. O benefício é para homens acima de 65 anos e mulheres com mais de 60 anos.
De acordo com a SPTrans, 310 mil cartões já foram distribuídos. Nos ônibus onde houver a catraca eletrônica - a maioria opera na Zona Sul -, eles já podem ser utilizados. Em agosto, a empresa registrou cerca de 90 mil viagem realizadas com os cartões. "Até dezembro, todas as frotas de ônibus das empresas, os microônibus, miniônibus e vans das cooperativas estarão equipadas com o sistema", diz Adauto Farias, diretor-adjunto de gestão econômica da SPTrans.
Para receber o cartão, o interessado deve comparecer à subprefeitura mais próxima do bairro em que reside (das 31 existentes na cidade, 26 possuem postos de atendimento) ou em um dos locais autorizados pela SPTrans. É preciso levar o original e a cópia do RG, comprovante de endereço e o número do CEP. Em 30 dias, o idoso recebe o cartão em casa. "Nos próximos dois meses, queremos reduzir o prazo de entrega para 20 dias", diz Farias.
O cartão não tem validade, mas deverá ser revalidado pelo usuário. A SPTrans ainda estuda uma forma de fazer a atualização, mas o diretor adianta que ela deverá ocorrer no mês de aniversário do usuário.
Para ele, a novidade oferece mais conforto ao idoso. Farias ressalta, porém, que aqueles que preferirem não passar pela catraca poderão ficar na parte da frente do coletivo. "Nos finais de semana, é comuns ver ônibus vazios e idosos em pé antes da catraca", explica. O idoso que ainda não possui cartão continua a desembarcar pela porta dianteira. Para isso, basta apresentar qualquer documento ao motorista.
O bilhete especial do Metrô, que permite acesso gratuito aos usuários com 65 anos ou mais, é utilizado por cerca de 300 mil idosos. Desde sua implementação, nos anos 80, mais de 7 milhões deles já foram distribuídos.
Para retirá-lo, o interessado deve comparecer pessoalmente à loja 1 da estação Marechal Deodoro (Linha 3-Vermelha), entre 8h30 e 16h, de segunda a sexta-feira, e apresentar um documento de identificação original - de preferência o RG. O bilhete fica pronto na hora e tem validade de 180 dias.
Terminado esse período, ele pode ser revalidado em qualquer uma das 52 estações do Metrô. A companhia lembra que o bilhete é de uso pessoal e intransferível.
Repórter não identificado
A matéria jornalística aqui reproduzida contém indicação de sua fonte original e, assim, não constitui violação aos Direitos Autorais dos seus proprietários. Para citar estas informações, use também a referência a fonte original.
|