A vitamina D não só contribui para ossos mais fortes, mas uma nova pesquisa indica que ela pode ajudar também a manter a força muscular em indivíduos idosos.
Pesquisadores dizem para os benefícios do uso da vitamina D e suplementação de cálcio reduzindo o risco de quedas e fraturas ósseas entre idosos têm sido atribuídas em grande parte aos seus efeitos prevenindo a perda óssea. Mas os novos achados indicam que a vitamina D também pode ter um papel no aumento da força muscular, dando suporte aos ossos envelhecidos.
O novo estudo, publicado este mês semana na revista American Journal of Clinical Nutrition, analisou mais de 4,000 adultos mais velhos, com idades entre 60 e 90 anos, e que foram submetidos a um teste de caminhada e de levantar-se a partir da posição assentada.
Os investigadores verificaram que os idosos com níveis mais elevados de vitamina D no sangue eram em média 0,27 segundos, ou 5.6% mais rápidos ao completarem o teste de caminhada do que aqueles com os níveis mais baixos. Os níveis mais altos de vitamina D também foram associados com melhores resultados no teste de levantar-se a partir da posição assentada.
Baseado nestes achados, os investigadores sugerem que a suplementação de vitamina D pode ser útil em pessoas ativas e inativas com idade acima de 60 anos. Porém, aconselham aos adultos mais velhos que falem com seu médico antes de usar a vitamina D, pois o excesso desta vitamina pode conduzir a sérios problemas de saúde.
Fonte: American Journal of Clinical Nutrition, September 2004; vol 80: pp 752-758
|