Muitos médicos e cientistas se impressionam com o crescimento cada vez maior das chamadas "medicinas alternativas". Afinal, se as drogas ortodoxas estão mais eficazes do que nunca, por que é que fórmulas e terapias sem bases farmacológicas sólidas ganham tanta popularidade e mercado?
A resposta, segundo artigo que acaba de ser publicado pelo site da revista especializada The Pharmaceutical Journal, esbarra em três importantes aspectos. Primeiro, vem a insatisfação (parcial ou total) com os métodos e resultados da Medicina tradicional. Segundo, a total rejeição de alguns pacientes aos princípios da Medicina ortodoxa. E em terceiro lugar, um velho conhecido dos médicos que lidam com pacientes graves: o desespero.
Segundo Edzard Ernst, especialista no assunto, é hora de médicos prestarem mais atenção às criticas que a Medicina tradicional vem recebendo dos usuários de práticas alternativas. Essa seria uma excelente maneira de melhorar a prática médica oferecida a todos os clientes, aumentando sua satisfação e bem-estar.
Fonte: The Pharmaceutical Journal Vol 275 No 7357 p55 9 July 2005
|