Concurso do Banco Real comemora cinco anos de vida promovendo a integração da maturidade à sociedade por meio da arte. Edições anteriores receberam 48 mil trabalhos. A cada edição, o concurso talentos da Maturidade cresce em número e participantes e demonstra que iniciativas como a do banco Real são essenciais para auxiliar na integração da terceira idade com a sociedade, além de funcionar como um estímulo para continuar produzindo. Em quatro concursos, foram 48 mil trabalhos inscritos.
No ano em que a questão do idoso aparece com destaque na Campanha da Fraternidade — Fraternidade e Pessoas Idosas — Vida, Dignidade e Esperança —, o Banco Real ABN AMRO comemora cinco anos do Concurso Talentos da Maturidade e reforça o compromisso com o tema.
"A questão da maturidade precisa ser levada à sério. A cada ano, a expectativa de vida aumenta. Por isso, é fundamental olhar para as necessidades que teremos nos trinta anos ou mais que viveremos depois dos 60", diz Fernando Martins, diretor de Marketing do Banco Real ABN AMRO.
É fato que o avanço da medicina e o conseqüente aumento na expectativa de vida tornaram o envelhecimento um fenômeno mundial. Levantamento da ONU revela que, em 2025, cerca de 32 milhões de brasileiros terão mais de 60 anos e 75% da população idoso no mundo viverá em países em desenvolvimento, o que mostra a necessidade de formular uma política que leve em conta perspectivas inovadoras como a qualidade de vida e envelhecimento saudável, a fim de aumentar a participação e integração social das pessoas idosas. Naquela data, o Brasil será o sexto país do mundo com maior número de idosos.
"O Concurso Banco Real Talentos da Maturidade é uma forma de contribuirmos para estimular a atividade criativa na maturidade e ainda colocar o assunto cada vez mais em pauta", completa Martins. Desde 19 de maio, o regulamento e a ficha de inscrição para a quinta edição do concurso estão disponíveis nas agências do Banco Real de todo o país ou pela Internet (www.bancoreal.com.br). Para se inscrever, basta preencher a ficha, anexar o trabalho e entregar nas agências pré-determinadas.
Nas cidades em que o Banco Real não estiver presente, os interessados podem solicitar o regulamento pelo telefone 0800. 120077 e enviar a ficha de inscrição pelo correio para a Caixa Postal 68035, São Paulo, SP, CEP 04046-970.
O concurso O concurso contempla cinco categorias:
- Para pessoas a partir de 60 anos:
- Artes Plásticas
- Música Vocal
- Literatura (Conto e Poesia)
Para pessoas de qualquer idade, com nível superior completo ou incompleto:
- Programas Exemplares
- Monografia
As três primeiras englobam as manifestações artísticas em si. Já as duas últimas reforçam a preocupação do Banco Real com o tema, ressaltando trabalhos acadêmicos e atividades relacionadas aos idosos que estejam em andamento na sociedade.
Este ano, o tema da monografia é "Longevidade e Tempo Livre — Novas propostas de participação social e valorização do idoso". Esta categoria é aberta à participação de pessoas de qualquer idade, com nível superior completo ou incompleto. Vale destacar, ainda, a categoria Programas Exemplares, que premia iniciativa que, de fato, estejam beneficiando os idosos em diferentes regiões do país. São premiados os cinco melhores trabalhos de cada categoria. A avaliação dos trabalhos é realizada por comissões julgadoras compostas por membros de renome e conhecimento artístico. Os autores dos melhores trabalhos de cada categoria recebem, cada um, um troféu e R$ 7.000,00
Banco Real - Para maiores informações, clique AQUI e visite o site do concurso.
Os dados aqui reproduzidos contém indicação de sua fonte original e, assim, não constituem violação aos Direitos Autorais dos seus proprietários. Para citar estas informações, use também a referência a fonte original.